1. Primeira geração
Baseada em protocolos de comunicação que permitiam somente a comunicação
por voz através de celulares analógicos.- Segunda geração:Muito
utilizado no país, os celulares (2G) permitem, além da comunicação por
voz,transmissão de dados digitais a baixa velocidade (14,4 Kbps), acesso
a internet (WAP) e enviode mensagens SMS.- Geração 2,5 :É representada
pelas novas tecnologias de transmissão por pacotes, como GPRS eCDMA 1x
e, principalmente, pelos serviços diferenciados, como o acesso
permanente à web,possíveis pelo aumento das velocidades (50kbps) e
tarifação por volume de dados. A cadaligação de voz há um canal de dados
à disposição do usuário, basta acessá-lo.- Terceira geração ou 3G:Com
taxas de transmissão ainda maiores (ordem de centenas de kbps)
podemosdestacar a tecnologia EDGE (GSM), FOMA (NTT DOCOMO), W-CDMA3
(Wideband-CodeDivision Multiple Access) .Esse novo serviço oferece
qualidade na transmissão de voz, com mínima interferência ebarulho e
suporte a diversos conteúdos de multimída, como transmissão de vídeos,
imagens,música e jogos, além de grande capacidade de comunicação de
dados.
2. Aplicações para Dispositivos Móveis
2.1. Internet Móvel
Com a explosão da internet, a maioria das empresas migraram suas
aplicações de uma arquitetura cliente/servidor para aplicações web,
possibilitando o acesso de todos via um navegador (browser) como o
Internet Explorer. No objetivo de dar mobilidade a estas aplicações que
buscou-se desenvolver a internet móvel ou internet wireless. No caso do
celular, a navegação é feita através de um microbrowser de forma que
elese adapte às condições limitadas do celular. Assim como o navegador
normal, o micronavegador utiliza um endereço (URL) para contactar um
servidor específico. A resposta processada no servidor é traduzida pelo
browser que apresenta ao usuário. Dentre os microbrowsers, existem o
WAP, OpenWave, Microsoft, Avantgo, Go, Palm eOpera, sendo o WAP o
protocolo mais utilizado em celulares. A vantagem desse tipo de
arquitetura está no fato de as aplicações serem construídas em cima de
aplicações existentes na internet sem precisarem ser implementadas nos
aparelhos dos clientes e, quando necessário, sua atualização pode ser
feita a qualquer momento, afetando apenas o servidor. O grande problema
dessa arquitetura está na qualidade da internet móvel, pois ela
necessita de uma rede efetiva e de qualidade durante todo o tempo e se a
taxa de transmissão for baixa, a aplicação será afetada. Mesmo assim,
pode ser utilizada em e-commerce, entretenimento bem como outros
aplicativos que levem em conta a conectividade oferecida pela rede
existente.
2.2. Smart-Clients
Esse tipo de arquitetura é utilizado na maioria dos aplicativos
desenvolvidos para celular, pois eles podem ser executados a qualquer
momento, mesmo quando o acesso àinternet não está disponível. Eles
dispõe de uma forma permanente de armazenamento dedados e não apenas
cache, dessa forma, quando existe conexão, o acesso móvel sincroniza as
informações entre cliente e servidor permitindo que as aplicações tenham
uma interface sofisticada e um melhor desempenho. Exemplo: Aplicação de
coleta de dados. A arquitetura acima apresenta maior complexidade no
desenvolvimento das aplicações, passando a exigir dispositivos móveis
que disponham de um sistema operacional para suporte a essas aplicações.
2.3. Exemplo de Arquitetura para Celulares
Existe uma grande pressão do mercado para que os dispositivos tenham um
aumento de funcionalidades devido à convergência digital. Cada vez mais
os dispositivos necessitam ter funcionalidades adicionais, porém isto
tem aumentado muito a complexidade dos sistemas embarcados, pois eles
continuam com a premissa de que eles têm uma funcionalidade específica;
por exemplo em um aparelho celular moderno é possível utilizar ele como
videogame ou tocador de MP3, mesmo assim o motivo da sua existência é
permitir telefonia móvel e essa funcionalidade nunca deve falhar. É
interessante notar também que na ponta dos aplicativos, existem
aplicativos de terceiros na maioria das vezes eles não são embarcados ao
sistema e são instalados pelo usuário a de acordo com suas
necessidades. Para esses aplicativos, por virem de uma fonte não
conhecida, é usada mais uma camada de abstração que no caso é uma
máquina virtual. Uma das características mais importantes do framework é
apresentar uma API que seja funcional, a ponto de ser possível
implementar uma máquina virtual Java sobre ela, e ao mesmo tempo
abstrair a existência de um RTOS e evitar que algum erro nas aplicações
mais complexas comprometam a funcionalidade do sistema.
3. Sistemas Operacionais
Os sistemas operacionais que estão dividindo o mercado brasileiro são o
Palm OS, o Symbian OS e o Windows CE. Ainda encontram-se o BREW,
tecnologia da Qualcomm e em PDAs alguns produtos em Linux. Vamos
explanar os mais utilizados:
3.1. Palm OS
Pioneiro nos PDAs, o Palm OS não teve no mercado corporativo o mesmo
sucesso obtido no mercado de consumidores em geral. Limitações iniciais
das versões anteriores á 5.0 dificultaram a implantação de aplicações
complexas abrindo campo para a adoção de dispositivos com outros
sistemas operacionais como o Windows CE da Microsoft.
3.2. Symbian
O Symbian OS é um sistema operacional desenvolvido projetado por um
consórcio de empresas de telefonia para dispositivos móveis. Seu sistema
é modular, permitindo que cada empresa crie sua própria interface.
Abrindo a possibilidade de desenvolver sistemas desde textos em telas
monocromáticas até aperfeiçoados sistemas encontrados nos SmartPhones da
Nokia e Ericsson, sendo a interface Nokia's Series 60 a mais famosa
delas. Ele foi construído tendo em mente economizar os recursos dos
dispositivos móveis. Possui muitos mecanismos para garantir que os
aplicativos utilizarão uma quantidade mínimade memória. O mesmo conceito
se aplica ao uso do sistema de arquivos, que no caso usa a memória
flash do dispositivo. As aplicações neste S.O. são sempre baseadas em
eventos, e como no caso da memória existem mecanismos para garantir que
os aplicativos farão pouco uso do processador. Ele oferece uma grande
quantidade de serviços de rede. Porém fornece suporte a uma pequena
quantidade de dispositivos, seu sistema de arquivos também é bem
simples, oferecendo como serviços mais complexos o de criptografia e
compactação. O Symbian foi desenvolvido para funcionar em diversos tipos
de processadores da família ARM. Por causa dos mecanismos que limitam o
consumo de recursos a programação para o Symbian OS é muito restrita e
complexa. O tamanho dos sistemas baseados nele é de algumas dezenas de
megabytes. Com o conceito de "open standard operating system" (sistema
operacional aberto padrão), ele permite que terceiros desenvolvam
aplicações para celulares.- 32 bits multitarefa - Suporte a várias
tecnologias de comunicação celular: CDMA e suas extensões(cdma200 1x e
WCDMA), GSM (GPRS, EDGE, EDGE GPRS etc.) e outros;- Kernel multi-tarefa
(MicroKernel)- Suporte a vários protocolos de comunicação (TCP/IP,
Ethernet etc.)- Navegação pela internet (WAP e HTML);- Mensagens (SMS,
EMS, email etc.);- Suporte a multimídia (sons, imagens e vídeo);-
Desenvolvimento de aplicativos em C++ e Java (Personal Java, JavaPhone e
MIDP);- Sincronização de dados (over-the-air usando SyncML, com PC
usando porta serial, Bluetooth, infravermelho etc.)- Segurança (suporte a
protocolos de criptografia).A arquitetura do SymbianOS. Exemplos de
aparelhos que usam o sistema operacional Symbian: Sony Ericsson P800,
Nokia 7650, Nokia 3650, Nokia 9290 Communicator, Nokia 9210i
Communicator, Nokia 9210 Communicator.
3.3. Windows Mobile
Sistema operacional desenvolvido pela Microsoft para dispositivos móveis
como PDAs. Permite uma adaptação mais rápida de aplicações
desenvolvidas originalmente para o Windows.- Facilidade para conexões
sem fio, A última versão do Windows Mobile possui suporte nativo às
tecnologias Wi-Fi e Bluetooth sem a necessidade de baixar drives
adicionais para acessá-las.- Integração com o Microsoft Exchange Server
2003 Dessa maneira existe a possibilidade de sincronizar e-mails e
agendas pessoais- Suporte ao Windows Media 9 series.- Desenvolvimento de
aplicativos (Visual Studio);O Windows CE tem ao seu favor todo o
know-how para desenvolvimento de aplicativos de fácil utilização da
Microsoft, além de contar com um dos melhores ambientes de produçãode
software, o Visual Studio.
3.4. BREW (Bynary Runtime Environment for Wireless)
(Ambiente binário de tempo de execução para aplicativos sem fio), Brew, é
um sistemaoperacional, desenvolvido pela Qualcomm, semelhante ao
Symbian.- Mensagens (SMS, EMS, email etc.);- Navegação pela internet
(WAP e HTML);- Suporte à tecnologias de comunicação celular: CDMA e suas
extensões (cdma200 1xe WCDMA);- Desenvolvimento de aplicativos em C++ e
Java (J2ME, SDK); O Brew foi projetado para permitir que o
desenvolvedor escolha a linguagem para a codificação dos programas.
Oferece suporte nativo à linguagem C/C++, mas aceita aintegração de
browsers e aplicações em outras linguagens, inclusive Java e XML.
Ferramenta Própria: O Brew inclui plataforma de aplicativos Brew e
ferramentas de portagem para fabricantes de dispositivos, o Brew SDK ,
software development kit, kit de desenvolvimento de software, para
desenvolvedores e o Brew Distribution System, BDS, sistema de
distribuição do Brew, controlado e gerenciado pelas operadoras, o que
lhes permite obter aplicativos dos desenvolvedores, comercializá-los e
coordenar os processos de faturamento e pagamento. Ele apresenta alguns
atrativos que a diferencia de sistemas como o J2ME, como a capacidade de
processamento off-line., recursos multimídia e grande riqueza gráfica.
Ele não define limites à aplicações que por sua vez podem acessar áreas
de memória de qualquer parte do celular, compartilhar dados com outros
aplicativos, alterar áreas de código também. O fato do C/C++ permitir
acesso via apontadores a memória, o que o Java não permite, ajuda o BREW
a ser mais flexível, porém exige que o programador saiba o que está
fazendo. Por esse motivo o custo de desenvolvimento no BREW é mais alto,
pois toda aplicação tem que ser testada e certificada pela Qualcomm
para garantir que não se introduza na rede aplicações mal intencionadas
ou simplesmente mal feitas e com isso ponha-se em risco toda
acredibilidade da plataforma BREW. Exemplos de aparelhos que usam a
tecnologia :Motorola T720 Audiovox Toshiba
4. Comparação entre Symbian e Windows CE4.1. Desenho e Arquitetura:
Symbian Utiliza processadores ARM que trabalham na casa dos 100-200 MHz.
Windows CE Utiliza processadores ARM na faixa dos 200-400 MHz.
4.2. Gerenciamento de Memória
Symbian O Kernel roda em modo privilegiado e cada aplicativo tem seu
próprio espaço. Windows CEUtiliza a técnica de paginação, muito
utilizada para a implementação de memória virtual. Ela consiste em
dividir a memória física do computador em blocos, chamados de páginas,
então é utilizada uma tabela que contém a tradução dos valores de
páginas virtuais para páginas reais.
4.3. Sistema de Arquivos
Symbian O Sistema Operacional guarda os dados nos espaços vazios do
disco, rotulando-oscom um FCB (File Control Block, Bloco de Controle de
Arquivo) e ainda criando uma lista coma posição deste dado, chamada de
MFT (Master File Table, Tabela de Arquivos Mestre). Sabendo a posição do
arquivo a ser aberto/gravado, o Sistema Operacional solicita a leitura
desta, decodifica/codifica e realiza a abertura/gravação do dado.
Windows CE É composto por um sistema de arquivos hierárquico acessado
pelas funções do Kernel.
4.4. Desenvolvimento
Symbian Através de frameworks / bibliotecas especificas. Framework é uma
estrutura de suporte definida em que um outro projeto de softwarepode
ser organizado e desenvolvido. Tipicamente, um framework pode incluir
programas de apoio, bibliotecas de código, linguagens de script e outros
softwares para ajudar a desenvolvere juntar diferentes componentes de
um projeto. O Framework se diferencia de uma simples biblioteca
(toolkit), pois esta se concentra apenas em oferecer implementação de
funcionalidades, sem definir a reutilização de uma solução de
arquitetura (design). Windows CE São baseados em API's do Windows.
5. Glossário
5.1. Microkernel
O microkernel consiste em definir uma abstração muito simples do
hardware, contendo apenas os elementos mais importantes como
escalonadores, gerenciamento de memória e comunicação entre processos.
Todos os outros serviços, como arquivos e rede são implementados por
programas chamados de servidores. Servidores são programas como qualquer
outro, permitindo que o sistema operacional seja estendido apenas
iniciando ou parando esses programas. Por exemplo, se for necessário
usar a rede basta iniciar o serviço de rede. Em teoria esse tipo de
sistema é mais estável, pois se um servidor vir a falhar apenas o seu
serviço será interrompido permitindo que todo o resto do sistema
continue em execução. Porém serviços essenciais como o serviço de
arquivo, precisam usar técnicas de banco de dados como transação e
replicação para garantir que uma falha nesse serviço não comprometa o
sistema. O Microkernel costuma ser mais lento que os kernel monolíticos,
pois necessitam mover muitos dados entre o kernel e os serviços, já que
os serviços são independentes entre si.
5.2. API's
API, de Application Programming Interface (ou Interface de Programação
de Aplicativos)é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um
software para utilização de suas funcionalidades por programas
aplicativos -- isto é: programas que não querem envolver-se em detalhes
da implementação do software, mas apenas usar seus serviços. De modo
geral, a API é composta por uma série de funções que permitem utilizar
características do software menos evidentes ao usuário tradicional.
Kernel System Calls Aplicativos Servidores IPC No caso de sistemas
operacionais, a API costuma ser dissociada de tarefas mais essenciais,
como manipulação de blocos de memória e acesso a dispositivos. Estas
tarefas são atributos do Kernel ou núcleo do sistema, e raramente são
programáveis.
5.3. Microprocessadores ARM
Microprocessadores da XScale, que têm por principal característica o
baixo consumo deenergia elétrica. O maior avanço da ARM foi a família
StrongARM, que é constituída de versões rápidas dos existentes
processadores ARM com um conjunto de instruções ligeiramente diferente.
Com clock de 206MHz eles podem processar até 235 MIPS (1,14 MIPS/MHz).
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